Segurança no trabalho, como fazer?

SEGURANÇA NO TRABALHO

Em relação à saúde, todos os dias você e a sua família são expostos a vários riscos. Ao mesmo tempo que alguns desses riscos são bastante óbvios, outros são menos aparentes.

Onde você mora, a sua profissão, a sua rotina diária e como você passa suas horas de lazer são apenas alguns exemplos da grande variedade de fatores que podem afetar a sua saúde e a sua qualidade de vida.

Fatores como abastecimento de água, a quantidade e a intensidade da luz do sol à qual você é exposto regularmente e todos os tipos de transporte que você usa têm um impacto potencial em sua saúde e bem-estar.

Alguns desses fatores estão sob seu controle; outros não. Para reduzir os riscos à sua saúde, tente ser prático ao lidar com fatores que estão sob seu controle.

Por exemplo, caso fume, tente parar; se dirige, lembre-se de usar sempre o cinto de segurança. Entretanto, para a maioria das pessoas, mudar para uma nova casa apenas para assegurar o abastecimento de água mais pura não é possível ou prático.

Muitas pessoas têm conseguido resultados quanto aos riscos maiores relacionados à saúde, como poluição do ar e da água, trabalhando com organizações ambientais ou comunitárias.

Você pode ajudar a melhorar o meio ambiente ao participar desses grupos. Entretanto, há muitas providências que você pode tomar para transformar o mundo num lugar mais seguro para você e sua família.

Começando com medidas preventivas em sua casa, na estrada e no seu local de trabalho, você pode ajudar a proteger a sua família.

Os acidentes de trabalho continuam sendo uma grande causa de morte e invalidez, especialmente aqueles que envolvem veículos motores.

Algumas atividades — principalmente na indústria da construção, indústria petroleira e pesca em alto-mar — são prejudiciais por sua natureza.

Entretanto, a taxa de acidentes pode ser reduzida se todos os padrões de segurança forem rigorosamente seguidos. A exposição a substâncias químicas, poeira, vibração, barulho ou radiatividade pode ser prejudicial à saúde.

Em muitos casos, a legislação e a regulamentação fizeram com que as indústrias se empenhassem em reduzir os riscos de exposição.

Além disso, muitas indústrias têm programas de saúde ocupacional; alguns trabalhadores são examinados para verificar a existência de sinais prematuros de doenças, já que em muitos casos a detecção e o tratamento logo no início podem impedir que a doença se torne mais grave.

Programe exames em intervalos regulares. Entretanto, as doenças ocupacionais tendem a continuar ocorrendo.

Mesmo ao usar máscaras, os operários que trabalham em pedreiras, minas e outros segmentos industriais ficam expostos a riscos como asbesto, sílica e outros tipos de poeira.

Alguns trabalhadores rurais estão sujeitos ao Pulmão-de-fazendeiro e acidentes com máquinas agrícolas e animais.

As pessoas que trabalham com máquinas de vibração podem desenvolver a Doença de Raynaud ou, provavelmente, perda da audição.

Profissionais que lidam com asbesto, alcatrão e derivados, determinadas substâncias químicas ou compostos radiativos correm um alto risco de vir a ter vários tipos de câncer.

A saúde desses trabalhadores deve ser controlada regularmente durante toda a vida, já que os cânceres ocupacionais podem se desenvolver 30 anos ou mais depois da última exposição ao carcinógeno (agente causador do câncer).

Também existem riscos para funcionários de escritório, mas as pesquisas ainda estão em fase inicial. As pessoas que operam teclados de computadores estão sujeitas a distúrbios como dores de cabeça e problemas de coluna.

A possibilidade de distúrbio de distensão muscular repetida do pulso é uma preocupação, mas ainda não há evidências médicas conclusivas a esse respeito.

Você Corre Risco ?


Nenhuma lista poderia cobrir todos os riscos possíveis, pois a cada instante surgem novos setores industriais — e diferentes tipos de trabalho e de funções — potencialmente ameaçadores.

Além disso, associações insuspeitadas entre determinadas funções e algumas doenças podem vir a ser descobertas no futuro.

Existem evidências, por exemplo, de que trabalhadores expostos a determinadas substâncias químicas usadas na fabricação industrial de PVC estão sujeitos a uma forma rara de câncer no fígado.

Na verdade, todas as funções representam algum risco à saúde. Se você fica sentado o dia inteiro, estará mais sujeito do que outras pessoas a desenvolver doenças coronárias; faça exercícios regularmente depois do trabalho (incluindo caminhadas). Muitos executivos correm um risco adicional de estresse.

Em geral, uma pessoa estará mais exposta ao risco de doenças relacionadas ao trabalho
se a sua profissão:

Expuser o seu sistema respiratório a substâncias químicas, poeiras e gases prejudiciais;
Expuser a sua pele a uma substância química (especialmente na forma concentrada);
Expuser os seus ouvidos a barulhos altos; ou
Incluir o uso de qualquer tipo de maquinaria.

O que Deve ser Feito?

Hoje em dia, a maioria dos riscos ocupacionais óbvios é reconhecida e divulgada, e os funcionários têm direitos legais de tomar providências para minimizar acidentes.

Mesmo que o seu trabalho ofereça pouco risco, certifique-se de estar ciente dos riscos envolvidos.

Às vezes, você também pode se sentir pressionado a trabalhar em um ritmo que não lhe parece seguro. Converse com o seu chefe ou com um representante do sindicato sobre isso.

Tome todas as precauções de segurança recomendadas e vista roupas protetoras aprovadas. Use os protetores de ouvido fornecidos ao trabalhar com máquinas muito barulhentas para não correr o risco de uma perda de audição ocupacional.

Não confie na sorte em vez de usar um capacete em uma construção. Em suma, tire proveito de todas as medidas de segurança. Se estiver preocupado quanto às medidas de prevenção contra acidentes no seu local de trabalho, não hesite em discutir o assunto.

Se não estiver satisfeito com a resposta obtida, entre em contato com o órgão governamental responsável pela saúde e segurança no trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário